A DERROTA DOS IRMÃOS DO GIGANTE GOLIAS





Há um relato interessante no livro de 2 Samuel, livro que ninguém sabe a autoria completa. Acredita-se que ele foi escrito por Samuel, a primeira parte, e pelo sacerdote Abiatar, a segunda parte, ou por um discípulo do profeta.
No capítulo 21 do mesmo livro, há um relato lindo sobre as vitórias de Davi e seus homens sobre quatro gigantes que desafiaram o rei e seus servos, nas lutas que tiveram contra eles. Esses fatos ocorreram na segunda metade do reinado de Samuel, quando Davi já estava velho, e não podia lutar como deveria, ou como quando ele era mais novo. Mesmo assim, Davi era um guerreiro, e preferia enfrentar as agruras de uma batalha do que ficar em casa, no palácio.
No versículo 21, é narrado que Isbi-Benobe, descendente dos anaques, uma raça de gigantes, que moravam em Canaã desde antes da época da conquista por Israel, viu a fraqueza do velho guerreiro, e foi em ajuda do servo de Deus, e, assim, o gigante foi derrotado. Foi algo tremendo isso. Mesmo sendo experiente, Davi precisou de ajuda. É uma bela lição para nós. Ninguém é tao madurou e experiente, que não precise de ajuda numa batalha.
Teve outro fato desse, narrado no versículo 18. Safe, parente de Golias, da mesma raça que ele, foi derrotado por Sibecai,outro guerreiro de Davi. Isso aconteceu na cidade de Gobe.
Apesar do filisteus terem sido vencidos e dominados por Davi, eles ainda faziam incursões em Israel. Mas havia guerreiros fortes ainda na terra. É assim mesmo com o povo de Deus, sempre lutando contra as forças e hostes satânicas.
Ainda houve outra peleja, e Elanã, filho de Jaaré- Oregim, o feriu e matou. Mais um valente que matou mais um gigante. Satanás nunca vai desistir de vencer o povo de Deus, mas nós sempre estaremos prontos, na força do Senhor. Não confundir esse gigante com o Golias morto por Davi. Apesar de morar na mesma cidade, esse gigante é outro.
O último gigante vencido, era tão grande, que tinha seis dedos nas mãos e pés. Ele vivia injuriando Israel, mas o sobrinho de Davi o matou, dando fim a essa raça. Assim mesmo Deus nos ajuda a vencer todas as afrontas de Satanás e tudo que ele projeta. Apesar de sermos fracos, a força do Senhor nos faz fazer proezas. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas