TENHA SUCESSO NA VIDA: EMBRANQUEÇA A PELE



Todo mundo já sabe disso; os mais cínicos dizem que é impressão dos negros, mas os melhores empregos, as melhores vagas nas faculdades, são dos brancos. O Brasil pertence a eles.
Só é procurar nos empregos públicos, nos cartórios,nas empresas particulares, todos são brancos, ou pelo menos acham que são. Minha sobrinha parece uma irlandesa, mas é negra, pois é filha de negro. Mas a pele abre caminhos que, muitas vezes, não se pode ter se tivesse uma pele mais escura. Os caminhos se fecham mesmo. Tantos brancos sem talento algum trabalhando por causa desse detalhe.
Mesmo nas universidades públicas, após o ENEM, ainda ficam abismado quando veem um negro no RU, por exemplo, ou em outras dependências do predio no campus. Quando algum branco vai andando pelas dependências da Rural (UFRPE) e do lado oposto veem um negro, ou seguram a bolsa, ou apressam o passo, trocando de caminho. Pela mente de semente de mostarda deles, o que importa é a pele; a pele define a personalidade, o bairro, o emprego, o caráter, a inteligência...
Na verdade, o que vivenciamos no Brasil, é um apartheid, queiramos ou não admitir. Podemos fazer como o avestruz, e esconder a cabeça num buraco, para não ver a realidade. Recentemente, fizeram uma exposição de fotos na UNB, onde alguns negros seguraram cartazes com frases racistas do tipo "voce penteia o cabelo?"; "para uma negra, voce é muito
bonita"; "minha empregada é negra, e todos adoram ela." Esta última é fofa. E por aí vai.
Mais da metade da população brasileira é negra, mas tem muito pouco,das rendas, cinicamente mal distribuídas; usufruem de quase nada,recebem os menores salários, aparecem bem pouco na tv.
Quando um branco olha para uma mulher negra, apenas a vê como um depósito a mais de suas sementes. Vide como são vistas as empregadas domésticas negras, mulatas, etc. As bonitas iniciam a burguesada donzela, com o cuidado de não engravidar, para não misturas as sementes.
Todos os negros são esculhambados todas as vezes que chegam a um órgão público, empresas, e não veem nem se quer um mestiço;tem que ter a pele branca, mesmo que haja alguns traços mestiços bem claros neles.Um vizinho meu, negro, pegou vitiligo, ficou claro, e todos passaram a tratar ele de modo mais gentil. Tudo mudou depois que sua pele "embranqueceu". Isso é fato. Neguem quem quiser. Fique numa fila de ônibus, e observem quando estão entrando, e vejam se as pessoas não seguram suas bolsas quando é um negro que está entrando com elas, atrás. Se for um branco, soltam a bolsa, ainda mais se parecer um "gato".
E, infelizmente, no Brasil, negros são "maus", brancos, "bons". Os empregos são deles, as universidades, até bem pouco tempo, só eram deles. Mudou um pouco. A elite branca deveria indenizar os negros por tudo que tiraram deles, por toda a discriminação, preconceito, e todas as perdas. É isso.

Comentários

Postagens mais visitadas