DOSTOIEVSKI PARA SEMPRE


Dostoievsk (nasceu em 11 de novembro de 1821, em São Petersburgo, Rússia)  foi,  e  é um dos maiores escritores que já existiu. Tem grandes obras, como os grandes romances Os Irmãos Karamazov, Crime e Castigo, O jogador, Gente Pobre, entre outros grandes livros, tão lidos e recomendados por todos os que gostam de uma boa literatura. Fiodor Dostoievsk não é fácil de ser entendido, e suas obras precisam ser lidas várias vezes. Segundo os entendidos em sua obra, ela teve muito de sua vida pessoal, como sua doença, pois ele sofria de eplepsia, uma doença que foi até tema em um de seus romances. Seu pai era autoritário e muito avarento, o que contribuiu para seu assassinato, o que deixou forte impressão na  vida do escritor. Perdeu sua mãe cedo, o que agravou mais ainda sua tristeza.
Em sua obra, podem ser vistas muitas influências dos evangelhos, tanto na dele quanto na de Tolstói, outro escritor que praticamente pregou a Bíblia em seus romances. Dostoievski era da igreja protestante. Quando foi banido para fazer trabalhos forçados na Sibéria, entrou em contato com muitos católicos, e viu que esses discriminavam seus irmãos protestantes, o que fez com que esse escritor se afastasse daqueles.
Sua obra é mesmo vasta, e todos os seus romances e contos são de grande reflexão, que tem como temática a luta entre o bem e o mal, Deus e o o diabo, conflitos familiares, entre outros. As obras dele foram pouco traduzidas no Brasil, o que dificulta bastante sua difusão, e as traduções, em sua maior  parte,  do francês, o que empobrece  muito a compreensão e qualidade da obra, e da mensagem dela.
O professor americano, Joseph Frank, que estudou a biografia de Dostoievski e a escreveu em cinco volumes, é um dos maiores especialista desse escritor, teve essa biografia  lançada pela editora Edusp,  que são estas: Dostoievski I - As Sementes da Revolta; Dostoievski II - Os Anos de Provação; Dostoievski III - Os Efeitos da Libertação; Dostoievski IV-  Os Anos Milagrosos; Dostoievski V - O Manto do Profeta, que tem sido de grande proveito para quem aprecia literatura de qualidade. E esse escritor, que escreveu sobre os camponeses russos, um dos poucos que se aventurou nessa empreitada, talvez pelo fato de ter se identificado com eles, mais do que os outros escritores russos, como seu rival  León Tolstói, que nasceu em berço de ouro.
A obra de Dostoievski é tão importante, que influenciou profundamente Sartle, e hoje em  dia se diz que o Existencialismo não teria surgido sem a obra desse gênio russo. Daí se vê a importância desse escritor para hoje. Sua obra nunca vai envelhecer, será sempre atual, por mais que o tempo passe.Para conhecer bem a obra de Dostoievski, é preciso ter em mente que o Evangelho e as palavras de Cristo influenciaram bastante ela.
Abaixo, a bibliografia desse escritor:


BIBLIOGRAFIA DE DOSTOIÉVSKI

  1846 - Gente Pobre
  1846 - O Duplo
  1847 - A Senhoria
  1848 - Noites Brancas
  1849 - Nietotchka Niezvanova
  1859 - O Sonho do Tio
  1859 - A Aldeia de Stiepântchikov e Seus Habitantes
  1861 - Humilhados e Ofendidos
  1862 - Recordações da Casa dos Mortos
  1862 - Uma História Lamentável
  1863 - Notas de Inverno Sobre Impressões de Verão
  1864 - Memórias do Subsolo
  1865 - O Crocodilo
  1866 - Crime e Castigo
  1867 - O Jogador
  1869 - O Idiota
  1870 - O Eterno Marido
  1872 - Os Demônios
  1873 - Diário de Um Escritor
  1873 - Bóbok
  1875 - O Adolescente
  1876 - O Mujique Marei
  1876 - A Dócil
  1877 - Sonho de um Homem Ridículo
  1879 - Os Irmãos Karamasov


Comentários

Postagens mais visitadas